terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Estúdio de Tom Cruise entra em acordo com roteiristas grevistas

Quando o grevista Sindicato de Roteiristas de Hollywood (WGA) fechou um acordo com a produtora de David Letterman para retornar ao trabalho no talk-show do apresentador, ficou claro que a intenção era comer pelas beiradas: acertar acordos menores e forçar a AMPTP, organização de estúdios e produtores, a acatar esses acordos menores no âmbito geral.

Dentro dessa linha, o sindicato dá mais um passo. Na noite desta segunda-feira foi anunciado um acordo que permite a volta aos trabalhos dos roteiristas que trabalham com a United Artists - abrindo caminho para que outros estúdios independentes, como Weinstein Co. e Lionsgate, também acertem com o WGA. A UA - renascida pelas mãos de Tom Cruise e Paula Wagner, que hoje detêm 35% do estúdio - é parte do conglomerado da MGM, mas o acordo não se estende às produções da MGM.

Do seu lado, a MGM soltou um comunicado dizendo que entende a decisão interna da UA, mas que discorda dessa mesma decisão e que continua trabalhando ao lado da AMPTP para chegar ao fim da greve.

Os termos dos acordos não foram revelados. O sindicato exigia participação maior nos lucros de filmes e séries produzidos/veiculados na Internet e em novas mídas.

Com o acerto, a United Artists já recomeça a pensar em suas produções. O estúdio comprou os direitos de adaptação da série de livros infantis Ranger's Apprentice, que Paul Haggis (Crash, No Vale das Sombras) deve roteirizar e dirigir.

Nenhum comentário: