sábado, 5 de janeiro de 2008

FILMES 2008

Os filmes mais esperados de 2008 e as datas de estréias

A lista do "vem aí" nos cinemas para o ano que se aproxima é tão tradicional quanto à rabanada das festas. Todos querem saber as novidades das telas, quando esse ou aquele filme estréia, do que tratam as histórias e o que a estrela ou o astro favoritos estão fazendo. Então vamos ser diretos e por ordem.

O ano começa com o nacional "Meu nome não é Johnny", com Selton Mello dirigido por Mauro Lima na bela adaptação do livro homônimo sobre a história real de João Estrella. Os outros nacionais aguardados são "Estômago", "Chega de saudade", "Os desafinados" e "Blindness". Ainda temos os prováveis blockbusters intrnacionais, como "Indiana Jones 4", "O Incrível Hulk", "Sex and the city", "The dark knight", "Harry Potter e o enigma do príncipe" e "Madagscar 2". E, claro, já já começa a temporada dos filmes do Oscar, incluindo Sean Penn como diretor, Cate Blanchett brilhando em "Elizabeth - A era de ouro", Tom Hanks e Julia Roberts em "Jogos de poder" e muito mais.
Confira aqui e no DocBlog os principais lançamentos de 2008 e anotem na agenda:

4 de janeiro
"Meu nome não é Johnny": Elenco de primeira, direção certeira e uma história que não poderia deixar de virar filme. Com Selton Mello, Cléo Pires e Julia Lemmertz ( saiba mais sobre o filme ).

11 de janeiro
"Desejo e reparação": A adaptação do romance "Atonement", de Ian McEwan, é uma grata surpresa. E pode abocanhar muitos prêmios em 2008. Com Keira Knightly e James McAvoy no elenco. Leia mais no blog do Bonequinho .

"Partículas elementares": Mais um filme alemão que não abriu mão de um de seus maiores talentos, a atriz Franka Potente, alçada à fama depois de "Corra, Lola, corra". Quem é fã da moça não pode deixar de conferir a histórias de dois irmãos acima dos 30 que possuem personalidades opostas e tudo muda quando ambos conhecem duas mulheres.

"O suspeito": Foi nas filmagens deste longa que Reese Witherspoon e Jake Gyllhenhaal viraram o casal queridinho da vez em Hollywood. Os fofoqueiros podem querer conferir, mas a história de "Rendition" (no original) é bem séria - um agente da CIA começa a questionar o seu trabalho após testemunhar um interrogatório fora do comum numa base estrangeira.


18 de janeiro
"O caçador de pipas": Os milhões de fãs brasileiros do best seller de Khaled Hosseini devem correr para os cinemas nesta data.


"Eu sou a lenda": O longa tem Will Smith como o sobrevivente de uma guerra biológica que enfrenta nova raça de mutantes. Mas a estrela é a brasileira Alice Braga, cuja atuação mereceu elogios dos críticos americanos .

"Unidos pelo sangue": O filme canadense "3 Needles" fez sucesso entre os cinéfilos durante o Festival do Rio em 2006. Finalmente tem data para estrear se a Califórnia Filmes não desistir do lançamento nos cinemas. No elenco Lucy Liu, Chlöe Sevigny e Sandra Oh. A história mostra a crise mundial da Aids observada em três países diferentes: na zona rural da China, nas plantações da África do Sul e no submundo da pornografia de Montreal, no Canadá.

25 de janeiro

"Cada um com seu cinema": "Chacun son cinéma", título original em francês, é mais um filme em episódios, com diretores consagrados como o brasileiro Walter Salles, Gus Van Sant e Manoel de Oliveira. Composto por 33 episódios, o longa mostra a visão de diretores sobre a sala de cinema. Foi realizado para comemorar os 60 anos do Festival de Cannes. Leia mais no blog do Bonequinho .

"O gângster": Denzel Washington e Russel Crowe arrasam nesta história sobre Frank Lucas, traficante no Harlem nos anos 70 que escondia drogas em caixões. Leia mais no blog da correspondente do Globo, Marília Martins .

"Paranoid Park": Finalmente o longa de Gus Van Sant chega ao Brasil. Traz a história de Alex, um jovem skatista de 16 anos, que mata acidentalmente um guarda na vizinhança de um parque rodeado por ruas violentas de Portland. Leia mais no blog do Bonequinho .

"4 meses, 3 semanas e 2 dias": Aclamado pela crítica internacional , o filme romeno mostra o drama de uma jovem estudante grávida e sua melhor amiga tentando conseguir-lhe um aborto, prática ilegal nos anos 1980, na Romênia.

"The Savages": Ainda sem título em português, o filme une os talentos de Philip Seymour Hoffman e Laura Linney, como um casal de irmãos que tem de encarar as responsabilidades familiares quando o pai fica doente.

"Sicko - $O$ saúde": Michael Moore mira sua câmera para o sistema de saúde americano , comparando-o ao de outros países do mundo. Imperdível.

1 de fevereiro
"Antes que o diabo saiba que você está morto": Com este título enorme e irresistível, Sidney Lumet mostra dois irmãos pondo em prática o plano de assaltar a joalheria da família. Claro que as coisas saem terrivelmente erradas.



"Do outro lado": Mais uma de Fatih Akin. Desta vez a história é centrada num homem turco que viaja a Istambul para procurar a irmã de sua ex-namorada. Prêmio de melhor roteiro do Festival de Cannes.

"Estômago": Destaque de festivais no Brasil e mundo afora , Marcos Jorge arrasa na direção com a história de Raimundo Nonato, migrante nordestino, e seu aprendizado de vida numa capital do sul do Brasil, sobretudo de cozinha. Quem carrega o filme é o pernambucano João Miguel Jr. Outro para a lista de imperdíveis.

"Os indomáveis": "3:10 to Yuma" traz de volta o gênero faroeste na sua melhor forma. Com Christian Bale, Russell Crowe e Peter Fonda na história de um jovem vaqueiro persuadido a escoltar o bandido que espera a chegada de um trem às 3h10 para leva-lo até a corte de Yuma.

"Juno": Este filme da cena independente americana vai dar o que falar. Além de correr por fora em vários prêmios pré-Oscar, o longa traz o drama da adolescente Juno, que toma a decisão inesperada e surpreendente após descobrir estar grávida.

"Onde os fracos não têm vez": Outros dos oscarizáveis e com a grife dos irmãos Coen. O surrealismo da trama vem dos problemas que aparecem para um caçador depois que ele encontra alguns homens mortos, um pacote de heroína e US$ 2 milhões próximos a Rio Grande. Leia mais no blog do Bonequinho .

"O orfanato": A co-produção México e Espanha traz a sensível história de um garoto e seu amigo invisível num orfanato.

"Rambo 4": Finalmente veremos como Sylvester Stallone se sairá como o brutamonte nesta seqüência da clássica série dos anos 80. John Rambo agora mora na Tailândia e decide entrar em ação quando descobre que um grupo de cristãos desapareceu no norte do país.


8 de fevereiro
"Cloverfield - O monstro": Tudo começou como um projeto misterioso de J.J Abrams , o produtor de "Lost". O trailer lembrava "A bruxa de Blair" com a câmera trêmula e um cenário de horror. Agora se sabe que um grupo de amigos está numa festa quando a Terra é invadida por um monstro terrível. Alguém tem a idéia de sair filmando todo o drama.

"O escafandro e a borboleta": Belo filme francê sobre a história real de Jean-Dominic Bauby que, após um derrame, fica quase totalmente paralisado, só conseguindo mexer um olho. Ainda assim, ele consegue escrever um livro, "O escafandro e a borboleta".

"Sweeney Todd: O barbeiro demoníaco da Rua Fleet": O musical une o diretor Tim Burton e Johnny Dep p. Precisa dizer mais alguma coisa? Ah, para sua informação, trata-se de um musical da Broadway que conta a história infame de Benjamin Barker, conhecido por Sweeney Todd, que abre uma barbearia em Londres, na verdade uma fachada para uma sinistra parceria com sua inquilina, a srta. Lovett.

15 de fevereiro
"Elizabeth: A era de ouro": Cate Blanchett, ao lado de Clive Owen, arrasa nesta história da relação entre Elizabeth I e o explorador Sir Walter Raleigh. Leia entrevista com a atriz para O GLOBO ONLINE .

"Persépolis": A história de Marjane, menina iraniana, de sua infância nos anos 70 até sua vida hoje, na França, finalmente ganha as telas. Mais sobre o filme no blog do Bonequinho .


"Sangue negro": "There will be blood", no original, é dirigido por Paul Thomas Anderson e tem Daniel Day-Lewis encabeçando o elenco. A trama se passa no início do século XX, no Texas, e mostra a relação de um homem do petróleo com seu filho.

22 de fevereiro
"Antes de partir": No original chama-se "The bucket list", ou seja, uma espécie de lista de coisas que alguém deve fazer antes de morrer. Vivendo isso estão os talentosíssimos Jack Nicholson e Morgan Freeman. Seus personagens descobrem um câncer em estágio terminal, fogem do hospital e põem o pé na estrada.

"Na natureza selvagem": Sean Penn dirige este belo filme baseado no livro "Into the wild", de Jon Krakauer, cuja história narra a trajetória do jovem Christopher que deixa a vida cheia de promessas para trás e embarca numa jornada em direção ao Alasca. Emile Hirsch arrebenta como o protagonista e promete ser a surpresa das premiações.

"XXY": Mais uma produção argentina com seu principal astro, Ricardo Darín. A trama é bizarrinha, centrada em uma jovem hermafrodita de 15 anos.


29 de fevereiro
"Jogos do poder": "Charlie Wilson's War" reúne Tom Hanks e Julia Roberts na história sobre um senador americano sem escrúpulos.

"Polaróides urbanas": Comédia que marca a estréia de Miguel Falabella na direção de longas. Com Marília Pêra, Arlete Salles, Marcos Caruso, Natália do Vale e Neusa. Trata-se da adaptação da peça "Como encher um biquíni selvagem".

"Hors de prix"; A produção francesa traz a eterna Amélie Poulin Audrey Tautou como uma golpista que acompanha homens velhos de olho no dinheiro.

"Irina Palm": Vale pela trama bizarra - Precisando arranjar dinheiro rápido para a operação de seu neto com câncer, Maggie consegue o inusitado emprego de masturbadora numa sex shop. Suas mãos suaves farão com que o sucesso chegue rápido.

"Nome próprio": Murilo Salles se sai bem na adaptação dos livros de Clarah Averbuck. Leandra Leal dá um show de interpretação.


"Senhores do crime": Fãs de David Cronenberg não podem perder "Eastern promises" . Naomi Watts, Viggo Mortensen e Vicent Cassel estão na história de uma médica de Londres que testemunha a morte de uma jovem durante o parto na noite de Natal. Com o bebê nas mãos, ela procura as origens da moça e acaba se envolvendo com a máfia russa.

14 de março


"Ainda orangotangos": Ousado plano-seqüência do gaúcho Gustavo Spolidoro sobre a vida de vários moradores de Porto Alegre.

"O banheiro do papa": Nosso diretor de fotografia brasileiro-uruguaio César Charlone mostra a cidade de Vilarejo, no Uruguai, em 1988, em polvorosa quando descobre que vai receber uma visita do papa João Paulo II. Leia no blog do Bonequinho .

21 de março

"Chega de saudade": Um primoroso filme de Laís Bodanzky que sacudiu o Festival de Brasília de 2007.

Março sem data
"Be kind rewind": Os fãs de Michel Gondry estão ansiosos por esta comédia que reúne Jack Black, Mia Farrow e Danny Glover. Trata-se da história de Jerry, cujo cérebro fica magnetizado e ele acaba destruindo involuntariamente todas as fitas da locadora de seu amigo. Para satisfazer a cliente mais leal da loja, os dois partem para tentar refilmar todos os filmes, dentre eles "De volta para o futuro" e "O rei leão". Já na lista das maiores expectativas do ano.

"Um beijo roubado": "My blueberry nights" é mais uma história de amor de Wong Kar-wai. Tem Norah Jones, Jude Law e Natalia Portman.

"Era uma vez...": O diretor de "Dois filhos de Francisco" ataca com seu segundo longa, uma atualização da história de Romeu e Julieta para o Rio de Janeiro de hoje, onde um menino pobre do Morro do Cantagalo e uma menina rica de Ipanema se apaixonam.

"Não estou lá": Este é o título em português para o já falado "I'm not there", com Cate Blanchett, Christian Bale, Richard Gere e Heath Ledger vivendo Bob Dylan em diferentes fases.


4 de abril

"Os desafinados": O diretor Walter Lima Jr. (do belíssimo clássico da Retomada, "A ostra e o vento") reúne Rodrigo Santoro, Selton Mello e Claudia Abreu no clima dos anos 60, quando cinco amigos músicos formam uma banda e vão para Nova York com o sonho de tocar no Carnegie Hall.

"Rolling Stones - Shine a Light": Sim, o documentário de Martin Scorsese com Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts chega ao Brasil ainda este ano. Trata-se do palco e dos bastidores de duas noites de apresentação dos Rolling Stones em Nova York dentro da turnê "A Bigger Bang". O filme comemora os 45 anos da banda.

11 de abril
"Falsa loura": Novo de Carlos Reichenbach cuja estrela, Rosanne Mulholland, promete conquistar os cinéfilos em 2008.

"The other Boleyn Girl": O drama britânico traz Natalie Portman e Scarlett Johansson na história real das irmãs Ana e Maria Bolena brigando pelo rei Henrique VIII.


18 de abril
"Um jogo de vida ou morte": Kenneth Branagh refilmou "Trama diabólica", de 1972. No elenco, Jude Law e Michael Caine.

25 de abril
"Déficit": É o filme dirigido por Gael García Bernal. Mostra a mistura de classes sociais em um grande encontro de uma família do México. Leia entrevista com o ator .

Abril sem data
"À prova de morte": Este é o mês esperado para a estréia do longa de Quentin Tarantino , a outra parte de "Grindhouse", feita em parceira com Robert Rodríguez. O diretor deve vir ao Brasil para lançar o filme.

1º de maio
"Cassandra's dream": Um filme de Woody Allen é sempre esperado. E com Colin Farrell e Ewan McGregor, como dois irmãos com problemas financeiros, a expectativa é maior.

"Homem de ferro": Os fãs aguardam ansiosos a adaptação de "Iron Man" pelo diretor Jon Favreau.

9 de maio
"Speed Racer": Os irmãos Andy Wachowksy e Larry Wachowsky, da trilogia "Matrix", ousaram na adapatação para as telas da clássica animação japonesa dos anos 60 criada por Tatsuo Yoshida. Emile Hirsch, aquele de "Na natureza selvagem", de Sean Penn, é o próprio Speed Racer.
16 de maio
"Bellini e o demônio": Outro filme adaptado do livro de Tony Bellotto. Como protagonista, ele de novo, Fábio Assunção.

"Nossa vida não cabe num Opala": Baseada em peça de Mário Bortolotto, o filme reúne Leonardo Medeiros, Paulo César Pereio e Milhen Cortaz. Outro da lista dos mais esperados do ano.

22 de maio (feriado)
"Indiana Jones e o reino da caveira de cristal": Harrison Ford ataca novamente. E contamos com Steven Spielberg para nos conduzir a esta nova aventura do arqueólogo mais famoso do cinema. Leia mais no blog do Bonequinho .



"Eu, meu irmão e nossa namorada": Outro queridinho do cinema independente americano que tem tudo para conquistar os brasileiros. A comédia é sobre Dan, um viúvo que descobre que a mulher por quem se apaixonou é a nova namorada de seu irmão.

13 de junho
"The Happening": M. Night Shyamalan ("De Sexto sentido" e "Sinais") ataca nesta ficção-científica com Mark Wahlberg. Agora, alienígenas tomam controle dos animais e das plantas da Terra.

"The Incredible Hulk": Edward Norton revive este personagem clássico das HQs e da TV numa história parcialmente rodada no Brasil. Não esqueçam - não se trata de uma continuação do filme com Eric Bana. É uma ooooooutra história.

4 de julho
"Alô alô, Terezinha": Documentário de Nelson Hoineff com um pouco de ficção sobre a vida do apresentador e comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha.

"Kung Fu Panda": Animação da Paramount, com vozes de Angelina Jolie, Jackie Chan e Jack Black.

"Sex and The City - O filme": Para matar as saudades das quatro solteironas de Nova York.


18 de julho
"Batman - The dark knight": O diretor Christopher Nolan ataca novamente com a história de Batman (Christian Bale). Desta vez o herói morcego e o Comissário Gordon têm de enfrentar um vilão com um terrível senso de humor: o Coringa, vivido por Heth Ledger.

25 de julho
"Arquivo X 2": Continuação do filme de 1998 e do seriado de sucesso.

19 de setembro
"The International": O cineasta lemão Tom Tykwer, de "Corra, Lola, corra", reúne Clive Owen e Naomi Wattsna história de um agente da Interpol que tenta desmascarar uma grande instituição financeira durante um negócio de venda de armas.


Setembro sem data
"Blindness": Novo longa de Fernando Meirelles ("Cidade de Deus"). No elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Gael García Bernal e Alice Braga. O filme é baseado em "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago.


3 de outubro
"Operação Valquíria": Tom Cruise é o astro deste filme de Bryan Singer, baseado numa história real sobre a tentativa de assassinarem Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial.

10 de outubro
"High School Musical 3": Para pais e mães anotarem em suas agendas.


"Where the wild things are": O diretor Spike Jonze conta nesta animação a história de um menino mimado, que tem seu próprio mundo imaginário - uma floresta onde ele é o rei. Com vozes de Forest Whitaker, Michelle Williams e Catherine O'Hara.

"Lakeview Terrace": Neil LaBute ataca novamente em um filme político. Desta vez, um policial fica incomodado quando um casal inter-racial se muda para o apartamento ao lado do seu e decide armar um plano para expulsa-los do prédio.

7 de novembro
"Bond 22": Daniel Craig revive o agente secreto mais famoso do cinema britânico.


21 de novembro
"Harry Potter e o enigma do príncipe": Desta vez a direção é de David Yates. E os atores estão todos lá, incluindo Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint. Nesta sexta seqüência, o bruxinho descobre um antigo livro onde encontra informações sobre o passado de seu arquiinimigo, Lorde Voldermort.

12 de dezembro
"Madagascar 2 - A grande escapada": Os loucos animais do zoológico de Nova York atacam novamente.

Nenhum comentário: